Cordova + HTML5 + CSS3 + Javascript, vale a pena?

Apache Cordova - Logo
Apache Cordova – Logo

Se você nunca criou um aplicativo mobile esse é seu momento de fazer isso de forma simples e fácil. Existem várias ferramentas mobile para desenvolvimento multi sistema tipo Ionic, Phonegap, Intel XDK e outros, porém nesse artigo irei focar no uso do Cordova e seus plugins.

Como funciona?

Para quem ainda não sabe podemos criar aplicativos para Android, iOS, Windows Phone e outros usando simplesmente código HTML5, CSS3 e Javascript. Isso pode parecer estranho mas o Cordova é uma aplicação que faz exatamente isso, facilita para que possamos criar tudo usando a maravilhosa web. Em suma, o que o Cordova faz é criar uma webview e gerenciar um interface no sistema mobile destino que se comunica com seu código, outras palavras e sendo mais leigo no falar, quer dizer que ele exibe uma página de navegador dentro de sua aplicação e oferecer uma integração com o dispositivo.

Cordova - Icon
Cordova – Icon

Qual motivo para usar HTML5 no aplicativo?

Essa nem precisaria explicar muito, porém de forma rápida e sucinta simplesmente pelo fato de você só ter que programar uma única vez. Pois como todo o código é HTML5 você só precisa “compilar” para cada sistema mobile.

Quando não usar Cordova e similares?

Essa é uma grande pergunta que você deve fazer cada vez que cria um aplicativo, que é referente a performance, mesmo usando a linguagem nativa para criar seu aplicativo para cada sistema você deve tomar cuidado com isso e analisar o que e quanto usar. No desenvolvimento de HTML5 para mobile não é diferente, as vezes você pode criar um jogo que pode ficar com o desempenho um pouco comprometido e você deve achar soluções para otimizar isso sem ter um alto custo de desenvolvimento. Tente usar bibliotecas alternativas ou reanalisar a lógica aplicada em sua programação.

É mais barato usar Cordova?

Sinceramente, não posso dizer que é mais barato, varia de empresa para empresa o desenvolvimento, porém posso dizer que ao menos reduz o tempo de criação de uma aplicação e não exige um conhecimento especifico de linguagens como Swift, C# ou Java para criar o app para cada sistema o que ajuda a reduzir custo de desenvolvimento e tempo de lançamento.

ionic - mobile app
ionic – mobile app

Qual a diferença entre Cordova, PhoneGap e Ionic?

Essa pergunta é o que muitos de nós fazemos quando estamos começando, e é realmente importante compreender essas pequenas diferenças, para você que está começando irei simplificar explicando da seguinte forma:

  • Cordova – todos os criadores de app mobile usam, afinal de contas não tem sentido recriar a roda não é mesmo?
  • PhoneGap – usa o cordova para criar aplicativos, porém oferece algumas funcionalidades a mais e é mantido pela Adobe ela mesmo a criadora do Photoshop 😀
  • Ionic – assim como outros frameworks mobile ele usa o Cordova por trás porém oferece muitas facilidades no momento do desenvolvimento, e como pode ter visto é o mais comumente referenciado até mesmo por oferecer muitas facilidades para quem quer começar. Como grande diferencialmente não oferece somente uma estrutura para criar códigos como também um framework de código similar ao que vemos no Twitter Bootstrap.

Qualquer um pode fazer?

Acredito que você já tenha alguma noção de HTML e que pretende somente adaptar seus conhecimentos ao mobile. Lembro-te que, HTML é essencial para essa forma de desenvolver mobile, e a forma que seu código é escrito faz toda diferença, não faça de qualquer jeito pois pode custar muito e como todos sabemos ninguém quer usar um app que não é funcional. Você mesmo já deve ter instalado um app e depois removeu por insatisfação.

App Store/Google Play - icons
App Store/Google Play – icons

Qualquer um pode criar seu próprio aplicativo e testar localmente, porém lembre-se que as pessoas são exigentes e você deve ter o mínimo de qualidade ao lançar seu aplicativo. Além do mais, lançar um aplicativo na AppStore (apple), Google Play(Google) ou MS Store (Microsoft) requer uma conta de desenvolvedor que é paga uma taxa inicial e isso pode vir a ser uma barreira para alguns, ainda mais com o dólar em alta como está atualmente. Caso queira saber mais do processo, comente que posso falar mais de como é ter uma conta de desenvolvedor e erros que você não deve cometer.

Como conhecer mais o Cordova?

Para saber mais sobre o Cordova você pode acessar o site oficial em https://cordova.apache.org/

Você irá encontrar uma boa documentação e poderá pesquisar na lista de plugins que o mesmo possui. Lembrando que os Ionic, PhoneGap usam o Cordova é bom ter uma boa noção de como funciona o mesmo para facilitar na hora de implementar determinado plugin apesar de os frameworks tentarem facilitar.

Conclusão

Portanto, podemos ver que é um processo de aprendizado emocionante, porém com uma baixa curva pois não requer muito conhecimento de determinada linguagem para fazer uma aplicativo, pois ate mesmo usar os plugins do Cordova é simples, exceto quando necessários cálculos avançados óbvio.

Se você já desenvolve sites, mesmo que usando CMS prontos, mas tem contato com HTML, essa pode sua oportunidade de se modernizar e poder oferecer mais serviços.

Caso não conheça temos alguns aplicativos que pode gostar de conhecer, visite nossa loja no Google Play em https://play.google.com/store/apps/dev?id=6839925646097001247

Espero ter sido claro e que lhe ajude.
Não deixe de comentar e compartilhar pois irá ajudar bastante. 😀

Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.