Como montar uma loja virtual básica – Parte 1

E-Commerce - Loja Virtual
E-Commerce – Loja Virtual

O comércio eletrônico tem crescido bastante, hoje em dia nenhuma empresa fica mais preso ao uso de uma plataforma. Atualmente online temos as mais variadas formas de vender seu produto ou serviço. Seja usando Markeplaces ou mesmo criando sua loja virtual, nesse post irei dar alguns passos para quem quer construir sua própria loja e não sabe por onde começar.

Ferramentas

Você deve realmente analisar a necessidade de seu negócio e o quanto acha que ele irá crescer em vendas online. Nesse artigo eu explico o trabalho com lojas virtuais, no entanto, você pode usar outras formas de venda online como Facebook, Mercado Livre e por ai vai. O importante é você compreender o básico do seu negócio e o perfil do seu cliente.

Magento - Open Source - E-Commerce
Magento – Open Source – E-Commerce

Existem muitos sistemas online de loja virtual, até mesmo open source como Magento, OsCommerce, Open Cart, PrestaShop e várias outras muito conhecidas em vários países. Há também várias ferramentas online, não irei cita-las pois não usei todas e poderia ser ruim essa referencia.

Gostaria de enfatizar que você precisa ver quais recursos cada uma oferece e que irão lhe ajudar inicialmente, não tenha medo de ser exigente, pois isso pode te poupar muito tempo de produção. Caso opte por contratar uma hospedagem de sites básica e instalar uma ferramenta open source, sugiro que escolha uma que já aceite todos os plugins que irá precisar como PagSeguro, Moip, Frete dos Correios, dentre outros que pode ser o que você precisa pra criar sua loja.

Logística

Apesar de parecer óbvios, muitos clientes parecem não pensar muito nesses detalhes. Não podemos sair vendendo online e pronto, ainda mais pra lojas que já funcionam fisicamente pois você não pode vender o mesmo produto para um cliente ali presencial e o mesmo produto para outro online. Sempre reserve um estoque básico para vender online, caso essas vendas cresçam você aumenta esse estoque também. Essa pequena bobeira evita muito estresse de ter que correr atrás de mais produtos ou ter que pedir desculpas para o cliente que o produto já foi vendido.

E-Commerce - Logistica - Entrega
E-Commerce – Logística – Entrega

Além disso, você deve planejar como será feita a entrega do seu produto, você pode usar os correios, porém se o perfil de seu cliente é mais exigente e quer mais urgência trabalhar com Sedex 10 ou alguma transportadora será essencial e você deverá calcular os custos disso pois lhe custará tempo e dinheiro para oferecer o que seus clientes querem e/ou exigem.

Caso não use um gerenciador interno de controle de estoque procure uma ferramenta online que faça o básico por você, pois esse básico pode te ajudar a projetar o seu crescimento em número de vendas principalmente em épocas de datas comemorativas.

Outro detalhe que quase esqueci é que você deve ter em mente que toda vez que tiver pedidos terá que enviar para a transportadora (correios ou similar) e algumas vezes isso pode ser bastante custoso e cansativo, então caso tenha uma quantidade de pedidos significante, acumule e tente levar tudo de uma vez, caso a transportadora não pegue na sua empresa.

Este artigo continua na parte 2, continue nos seguindo para saber mais sobre como ter sua loja.

 

Implantação de Lojas Virtuais
Implantação de Lojas Virtuais

Caso queira montar sua loja virtual entre em contato conosco por e-mail contato@in9web.com, podemos achar uma forma de te ajudar de acordo com seu negócio ou valor de investimento.

Espero muito ter ajudado.

Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.